É fato: os apartamentos compactos vêm dominando os lançamentos imobiliários em São Paulo, fazendo deles verdadeiras potências para investimento. E quem confirma essa afirmação são os dados do mercado.
Segundo o Secovi-SP (Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação ou Administração de Imóveis Residenciais, ou Comerciais), os lançamentos de apartamentos de 30 a 45 metros quadrados em 2022 representaram a maioria: 50,8%. Em 2018, por exemplo, os lançamentos de compactos eram apenas 11% do total e, desde este ano, encontram-se em ascensão de demanda. Em 2021, 7 entre 10 lançamentos de apartamentos tinham, no máximo, 45 metros quadrados.
Outro dado que demonstra a popularidade dos apartamentos compactos foi revelado pelo Sinapi (Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil) em parceria com o IBGE e com a Caixa Econômica Federal, que mostrou um aumento de 10,9% no Índice Nacional da Construção Civil em 2022, impulsionado justamente pela venda de apartamentos compactos ou com apenas 1 dormitório.
Por que os apartamentos compactos geram tanta demanda?
Os hábitos de comportamento das pessoas mudaram muito nos últimos anos e isso pode ser observado não somente em São Paulo, mas em todo o Brasil e até mesmo no mundo. Com o custo da moradia cada vez mais elevado e com a queda da renda, as pessoas buscam por alternativas que não pesem tanto no bolso. E quanto menores os apartamentos, menores os custos. Mas o fator financeiro não é o único nesta complexa equação.
Segundo artigo da Veja São Paulo, a forma como as pessoas se relacionam e formam suas famílias também mudou muito. Hoje em dia, as famílias estão cada vez menores, sem contar o índice crescente de divórcios. Ou seja, as pessoas também estão morando mais sozinhas. Este fato também é comprovado por uma pesquisa do Quinto Andar que revelou que 80% do público que busca por apartamentos compactos mora sozinho.
E de acordo com esta mesma pesquisa, a idade também conta nesta escolha! 75% dos moradores de apartamentos compactos têm entre 20 e 39 anos. E o que eles mais buscam nesta forma de habitação é economia de custos e praticidade. Segundo este público, apartamentos grandes demandam muita atenção e muitos gastos com manutenção. Studios e apartamentos compactos são mais fáceis de manter. E mais: 44% deste público prefere os compactos porquê, em geral, são muito bem localizados e ficam mais próximos do trabalho.
Compactos são grandes oportunidades de investimento
Como vimos, o público que busca por apartamentos compactos é extremamente diversificado. Ou seja, é difícil que um apartamento deste tipo fique muito tempo disponível no mercado, e isso atrai o olhar dos investidores que buscam estes apartamentos para locar. Além disso, adquirir um apartamento compacto para locar é muito mais barato do que investir em um tipo de moradia maior. Portanto, o retorno do investimento é bem mais rápido.
E mais: especialistas da área imobiliária apontam os apartamentos compactos como a grande solução das questões de moradia e desenvolvimento no futuro das cidades, mostrando que essa tendência veio para ficar e está bem longe de terminar.
Na Consthruir, você encontra diversas opções de compactos para investimento
Nossos empreendimentos refletem tudo que o mercado precisa: apartamentos de 1 ou 2 dormitórios de 32 a 45 metros quadrados (Famile Anchieta 580, Famile Gentil 300 e Famile Lino no Ipiranga) e studios de 28 e 31 metros quadrados (Sole Feel Free na Vila Mariana).
As melhores opções para você investir estão na Consthruir! Acesse www.consthruir.com.br, conheça mais sobre cada empreendimento e entre em contato com nossos corretores pelo WhatsApp: 11 91315-9014.