Manutenção não é só corretiva! Entenda como a manutenção preventiva do seu apê pode manter ele valorizado e ajudar você a economizar.
Geralmente, só lembramos de fazer a manutenção do apartamento quando alguma aparece algum problema. Esse tipo de manutenção é conhecida como manutenção corretiva, que como o próprio nome já diz, acontece quando é preciso corrigir algo, seja um vazamento, um curto-circuito ou até tratar o surgimento de uma trinca.
Porém esse tipo de manutenção corretiva é, na maioria das vezes, cara e pouco prática, pois costuma levar tempo para acontecer pois precisa encontrar o profissional certo, negociar valores, agendar a visita, entre outras etapas. Nos casos das manutenções corretiva em caráter emergencial, os preços podem ser altíssimos devido a urgência.
Mas para que possamos evitar os desafios da manutenção corretiva, existe ela: a manutenção preventiva! Fazendo a manutenção preventiva, evitamos ser pegos de surpresa com a quebra de algum equipamento ou outros elementos do apartamento. É possível também planejá-la com mais tempo e, com isso, economizar dinheiro, entre muitas outras vantagens.
As principais vantagens da manutenção preventiva em apartamentos
Já é comprovado que a manutenção preventiva do seu apartamento traz inúmeras vantagens, como a prevenção de acidentes, economia, prolongamento da vida útil e durabilidade do seu apartamento, redução de custos e uma maior valorização do seu apartamento
Redução de custos
Conhece o ditado “prevenir é melhor que remediar”? Nesse caso, é também mais barato! É muito melhor para o bolso fazer pequenos reparos preventivos do que consertar um problema ainda maior.
Mais segurança
Imagine descobrir um problema como um fio desencapado ou um vazamento tarde demais? A manutenção preventiva identifica esses problemas com antecedência, oferecendo mais segurança.
Aumenta da vida útil dos equipamentos e instalações
Para garantir a vida útil dos sistemas construtivos do seu imóvel, alguns equipamentos, como, por exemplo, aquecedores a gás, também precisam de manutenção preventiva periódica. Manter os equipamentos e eletrodomésticos com um bom funcionamento também garantem que as instalações estejam em perfeitas condições garantindo a durabilidade e o cumprimento da vida útil dos materiais para o qual ele foi projetado.
Prevenção de transtornos
Não dá para ficar sem água e sem luz por causa de problemas repentinos. Só de pensar, dá aquele desespero… Sem falar, que os serviços que precisam de uma manutenção corretiva emergencial podem custar bem mais caro. Mas a manutenção preventiva bem implantada e executada por profissionais qualificados evitam esses tipos de transtorno!
Cumprimento de normas
A manutenção preventiva é tão importante que há uma norma apenas para tratar sobre as manutenções preventivas do seu apartamento, que é a NBR 5674 – Manutenções Prediais.
De acordo com a norma, o proprietário é responsável por estabelecer e implantar as manutenções preventivas, e quando necessário as manutenções corretivas de sua unidade. Além disso, se o seu apartamento for novo e estiver dentro das garantias da construtora, a ausência das manutenções preventivas pode acarretar a perca das garantias contratuais.
Valorização do imóvel
Quando a manutenção preventiva está em dia, o seu apartamento fica mais conservado e atrativo, e tende a ter um valor de mercado maior em comparação com aqueles apartamentos que se deterioram muito por falta de manutenção preventiva.
Como fazer uma boa manutenção preventiva?
É importante elaborar um plano de frequência (a cada 6 meses ou anualmente), e sempre contar com profissionais qualificados para o serviço.
Para te auxiliar, consulte o Manual do Proprietário do seu imóvel. Nesse documento consta as orientações e cuidados de uso, além de sugerir um plano de manutenção para ser adotado em sua residência. Caso não tenha o seu manual, você pode obter um modelo no site da SINDUSCON.
Além disso, é importante observar os sinais para perceber se é preciso antecipar a manutenção preventiva.
Fique sempre de olho no seu imóvel, preste atenção em todos os sinais, como nas instalações hidráulicas, elétricas, revestimentos, pintura, funcionamento de portas, janelas e eletrodomésticos. Fique atento no caso de ruídos, odores, alteração nos aspectos visuais, entre outros possíveis indicadores de que algo pode não estar em pleno funcionamento.
A Consthruir dá a dica: a manutenção preventiva é um investimento que garante durabilidade, bom funcionamento e valorização do seu apartamento, proporcionando mais qualidade de vida para você e mais oportunidades de locação ou venda no mercado!