Conheça as características que deixam um imóvel mais promissor com o passar do tempo.
Quando você adquire um imóvel, principalmente com o objetivo de investimento, a expectativa é que ele valorize ao longo do tempo, ou seja, passe a valer mais do que valia quando você comprou. Isso é valorização do imóvel: quando ele aumenta de valor com o passar dos anos.
Para que a valorização do imóvel aconteça, é preciso considerar inúmeros fatores. De forma geral, um imóvel valorizado é aquele que se encontra em uma região onde a demanda é alta e a oferta é escassa. Quanto mais pessoas buscam morar em uma determinada região – seja por vantagens como infraestrutura do bairro, segurança, etc. – mais valorizados os imóveis desta região são. Mas não é apenas a localização que impacta na valorização de um imóvel.
Quais fatores ajudam na valorização de um imóvel?
A seguir, você vê uma lista com os fatores mais importantes que podem aumentar o valor de um imóvel com os anos.
Localização
Como vimos acima, uma boa localização ajuda na valorização do imóvel. Quanto mais completa for a infraestrutura do bairro, melhor: hospitais, escolas, comércio, entre outros. Não é preciso dizer que áreas nobres possuem imóveis mais valorizados.
Acessibilidade
A facilidade com a qual se pode chegar ao imóvel ou bairro também conta. Imóveis próximos a estações de metrô ou importantes ruas e avenidas da cidade tendem a ser mais valorizados.
Segurança
Imóveis localizados em áreas mais seguras da cidade ou que investem em tecnologia de segurança dentro do condomínio também são mais valorizados.
Condições do imóvel
O estado no qual o imóvel se encontra também é fundamental para sua valorização. Todo o investimento que é feito para melhoria dele impacta na sua valorização e é importante para que ele se mantenha moderno aos olhos do mercado imobiliário.
Infraestrutura do condomínio
Quando falamos especificamente de apartamentos, é importante levar em consideração o condomínio no qual ele se encontra. Condomínios que oferecem mais tecnologia de segurança, áreas comuns, áreas de lazer equipadas, entre outros pontos, ajudam na valorização do imóvel.
É importante lembrar que, no momento da compra do imóvel, você precisa ficar muito atento a esses tópicos para escolher um imóvel que já ofereça todas – ou a maioria – desses itens que auxiliam na valorização.
Existe uma forma de calcular a valorização de um imóvel?
Sim! Existe uma fórmula básica muito usada no cálculo de valorização de um imóvel.
Valorização (%) = [(Valor Atual – Valor Anterior) / Valor Anterior] x 100
Neste cálculo, o Valor Atual pode ser obtido por meio de uma avaliação do imóvel com ajuda de um profissional, e o Valor Anterior é, geralmente, o valor pelo qual você adquiriu o imóvel.
Apesar da fórmula, a valorização do imóvel pode ser, muitas vezes, um conceito mais subjetivo. Afinal, existem outras formas de verificar o quanto seu imóvel valorizou.
- A avaliação profissional é sempre uma forma mais assertiva de conferir a valorização do imóvel.
- A comparação de mercado por meio da visita a imóveis similares e a sites de imobiliárias também pode ajudar.
- Avaliar a localização para entender se o bairro teve melhorias de infraestrutura e segurança é importante.
- Investir em melhorias no imóvel também é um bom indicativo de valorização. Não deixe seu imóvel parado no tempo!
Como podemos ver, a valorização do imóvel é um assunto complexo e que envolve diversos fatores. Por isso, é sempre bom contar com a consultoria de um profissional corretor. E, claro, quando buscar por um imóvel para investimento, procure por empreendimentos que tenham o respaldo de construtoras com experiência e tradição, como a Consthruir.
Há mais de 40 anos no mercado, a Consthruir é especializada em empreendimentos modernos, bem localizados e que oferecem tudo o que um imóvel precisa para se valorizar cada vez mais.
Acesse www.consthruir.com.br e conheça nossos empreendimentos!